segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - Pausa de Moacyr Scliar

           
Plano de aula elaborado no encontro presencial do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino da Diretoria de Ensino Guarulhos Sul, sob supervisão da tutora Renata, em 13 de junho de 2013




Desenvolvido pelos professores:
Everton Jangoza Fernandes
Iracema Maria Gomes Figueredo
Tânia Magalhães Pio Rodrigues

Situação de aprendizagem construída através do texto: Pausa – de Moacyr Scliar

Objetivo:
À partir da crônica de Moacyr Scliar, apresentar aos alunos formas de trabalhar outros gêneros textuais para desenvolver a competência de leitura e escrita e estimular a criatividade e olhar crítico dos mesmos.

Justificativa:
Levar os alunos a desenvolver as diversas possibilidades de interpretação e criação do texto, realizando uma releitura, de forma a explorar os diversos gêneros textuais.

Público Alvo: 8º e 9º anos

Duração: 8 aulas

Metodologia:
Duas aulas: Será feita uma retomada acerca dos gêneros textuais: Carta, Anúncio Publicitário, Conto, Notícia, Relato e História em Quadrinhos;

Duas aulas: Roda de conversa para a leitura da crônica Pausa, discussão e interpretação; apresentação de possibilidades de criação de outros gêneros a partir do texto em questão e início das produções.

Duas aulas: Finalização, orientação e devolutivas das produções textuais;

Duas Aulas: Apresentação dos trabalhos


Recursos: Livros, textos dos diversos gêneros trabalhados, uso da internet e dicionário

Avaliação: Será individual, processual e contínua como um meio de verificar se os alunos adquiriram os conhecimentos esperados de leitura, escrita, além do domínio de gêneros textuais distintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário