Infelizmente, não tive muitos incentivos de leitura na educação infantil e, talvez, por isso, tenha me frustrado tanto com a minha segunda leitura por esperar que fosse tão contagiante como a primeira. No entanto, não desisti de ler, porque procurava algo tão envolvente quanto a primeira. E, felizmente, encontrei várias, cada uma com finalidades distintas, mas tão boas quanto. E é por isso que me identifiquei muito com a frase da professora Marilena Chauí, "Ler é suspender a passagem do tempo: para o leitor, os escritores passados se tornam presentes, os escritores presentes dialogam com o passado e anunciam o futuro".
E foi, inconscientemente, nessa incansável procura que adquiri a maturidade da leitura e acredito que um pouco da escrita também, pois fui me abastecendo de conhecimento e prazer de ler que me tornei professora e tento passar a minha experiência para meus alunos. Nem sempre é fácil, diante de um "bombardeio" de novidades tecnológicas e boa leitura fica sempre em segundo, terceiro, ou até mesmo não ocupa lugar algum. No entanto, não é impossível, já tive o privilégio de ver alunos se emocionando com a leitura de "Menino de Rua" de Patativa do Assaré. Bata plantar as sementes.
IRACEMA MARIA GOMES FIGUEREDO
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