Minha experiência com a leitura e os livros não começou em casa, posso dizer que a minha relação com os livros começou um pouco tardiamente e, embora, tenha lido bastante, nunca fui uma devoradora de livros. Leio para conhecer, leio para tornar-me uma pessoa melhor.
Lembro-me que no primeiro ano do Ensino Médio, já faz tempo, estou falando de 1976, algo começou a mudar e eu passei a me interessar mais pelo livros, influenciada por meus amigos da escola. O primeiro livro que li foi "O Pequeno Príncipe", mergulhei nas palavras e na mensagem do livro, queria praticar os ensinamentos do príncipe. Esta leitura foi como um guia para a descoberta de outros mundos e de outras possibilidades de enxergar o mundo.
Na época do cursinho pré-vestibular, houve outra grande reviravolta cultural em minha vida, desta vez, influenciada pelos meus professores de Literatura e Técnica de Redação, descobri a poesia concreta, mergulhei neste universo e produzi um caderno de poesias, sem pretensão de ser poeta, apenas com o intuito da criação, através da escolha das palavras, da inspiração e da mensagem que queria transmitir.
Minha experiência leitora se concretiza na Universidade, onde recebi um número muito maior de informações sobre a Literatura Brasileira, Portuguesa e Inglesa. Época também que descobri mais sobre o Brasil e o mundo através da literatura produzida por seus autores em diferentes períodos. Então devo dizer, quem lê nunca perde, quem lê sempre ganha.
MÁRCIA GARGITTER
Nenhum comentário:
Postar um comentário