Situação de Aprendizagem
O Avestruz
(Mario Prata)
OBJETIVO
- Retomada dos elementos da narrativa.
- Identificação dos elementos da narrativa presentes no texto.
- Familializar-se com o gênero crônica narrativa.
- Compreender e identificar as características de uma crônica narrativa.
PÚBLICO ALVO
- 6ª Ano.
CONTEÚDOS
- Leitura e escuta de crônica narrativa.
- Formulação de hipóteses.
- Produção de crônica narrativa.
- Características de gênero textual - crônica narrativa.
- Interpretação e fruição.
TEMPO PREVISTO
- 6 A 8 aulas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
- Inferir elementos da narrativa.
- Reconhecer elementos da narrativa.
- Analisar, após a escuta, o foco narrativo.
- Reconhecer as características do gênero crônica narrativa.
- Tipologia - mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais da tipologia crônica narrativa.
ESTRATÉGIAS
- Sondagem inicial com base no repertório narrativo dos alunos.
- Leitura oral pela professora do texto com inferências.
- Recapitulação dos elementos da narrativa em funcionamento no texto.
- Introdução às características de uma crônica narrativa.
- Comparar e identificar elementos da narrativa em diferentes gêneros textuais; uso da apostila e do livro didático.
- Observar que cada gênero textual tem características próprias.
- Leitura individual e análise do texto.
- Produção de crônica narrativa sobre o tema: "Um dia importante em sua vida." Os alunos deverão observar um roteiro pré-estabelecido pela professora (história curta, foco narrativo, em que espaço e tempo ocorrerão os fatos narrados, sequência de acontecimentos, desenvolvimento, conflito e clímax, se ouver, e desfecho. Rascunho no caderno, revisão individual e em dupla do texto com a ajuda da professora. A atividade será finalizada com a entrega das produções para um conceito final.
RECURSOS
- Caderno do aluno, livro didático.
AVALIAÇÃO
- Produção de crônica narrativa.
- Leitura de narrativa para análise do texto.
- Produção de síntese dos elementos da narrativa.
Professora Márcia Gargitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário