domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem


O Avestruz
(Mario Prata)

OBJETIVO


  • Retomada dos elementos da narrativa.
  • Identificação dos elementos da narrativa presentes no texto.
  • Familializar-se com o gênero crônica narrativa.
  • Compreender e identificar as características de uma crônica narrativa.


PÚBLICO ALVO
  • 6ª Ano.

CONTEÚDOS
  • Leitura e escuta de crônica narrativa.
  • Formulação de hipóteses.
  • Produção de crônica narrativa.
  • Características de gênero textual - crônica narrativa.
  • Interpretação e fruição.

TEMPO PREVISTO
  • 6 A 8 aulas.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
  • Inferir elementos da narrativa.
  • Reconhecer elementos da narrativa.
  • Analisar, após a escuta, o foco narrativo.
  • Reconhecer as características do gênero crônica narrativa.
  • Tipologia - mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais da tipologia crônica narrativa.

ESTRATÉGIAS
  • Sondagem inicial com base no repertório narrativo dos alunos.
  • Leitura oral pela professora do texto com inferências.
  • Recapitulação dos elementos da narrativa em funcionamento no texto.
  • Introdução às características de uma crônica narrativa.
  • Comparar e identificar elementos da narrativa em diferentes gêneros textuais; uso da apostila e do livro didático.
  • Observar que cada gênero textual tem características próprias.
  • Leitura individual e análise do texto.
  • Produção de crônica narrativa sobre o tema: "Um dia importante em sua vida." Os alunos deverão observar um roteiro pré-estabelecido pela professora (história curta, foco narrativo, em que espaço e tempo ocorrerão os fatos narrados, sequência de acontecimentos, desenvolvimento, conflito e clímax, se ouver, e desfecho. Rascunho no caderno, revisão individual e em dupla do texto com a ajuda da professora. A atividade será finalizada com a entrega das produções para um conceito final.
  
RECURSOS

  • Caderno do aluno, livro didático.

AVALIAÇÃO

  • Produção de crônica narrativa.
  • Leitura de narrativa para análise do texto.
  • Produção de síntese dos elementos da narrativa.

Professora Márcia Gargitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário