Desde
o ano de 2012, temos projeto na U.E.voltado especificamente para leitura,
procurando obedecer a interdisciplinaridade e também a
contextualização, já que a vida moderna é dinâmica e apresenta
temas variados e eventos sociais que podem e devem ser analisados e
abordados de formas diferentes. Neste caso foi A
Copa das Confederações.
Minha
inspiração é sempre o caderno do aluno, pois além dos temas,
temos atividades correlatas para trabalhar a gramática e
interpretação de textos.
Para
a realização da atividade obedeci quatro etapas:
- Primeiramente como estímulo, foram lidos e analisados os textos “A Bola”, e “Direitos Humanos” de Luiz Fernando Veríssimo, os quais fazem parte do livro “Comédias Para Se Ler Na Escola”, Editora Objetiva. (acervo da U.E.). O assunto surgiu no debate após a leitura, quando foi mencionada a Copa das Confederações.
- Para a produção de texto, os alunos produziram um relato sobre um momento de suas vidas, inspirado no tema futebol, após orientações e atividades das apostilas.
- Como trabalho de pesquisa, os alunos em dupla ou individualmente, escolheram um país participante da Copa, colhendo dados sobre o ranking e histórico da participação mundial do referido país, equipe técnica e jogadores atuais. Para tal, recorreram à internet, revistas e álbum de figurinhas (“illustration book to stick”) que está editado em Inglês.
- A atividade final foi a entrega e apresentação dos trabalhos.
O tema é bastante abrangente. Dá para trabalhar a interdisciplinaridade. Parabéns pela dica.
ResponderExcluir